Estudo 028 – Lealdade

jul 23, 2011   //   by Abrigo7   //   deus, estudos, graça, lealdade, relacionamento, vida cristã  //  Sem Comentários
   

Minha Casa, meu Abrigo! 24/07/2011 a 30/07/2011

LEITURA BÍBLICA
1 Samuel 19.1-6

Aquele que não está comigo, está contra mim (Mt 12.30).

Vira-lata herói? Sim, pois segundo revista Veja, em Taubaté-SP um vira-lata salvou uma menina de quatro anos do ataque de um pitbull. O cão feroz correu para a menina, mas do lado dela o cachorro de casa pulou e a defendeu. Sofreu mordidas nas patas, mas deu fortes dentadas no rabo do agressor, que fugiu correndo. Foi uma surpresa para todos que conheciam o cachorro manso, que nunca brigou. Sofreu, sendo leal, e tornou-se herói – mas nem sempre a lealdade exige heroísmo.

Você leu sobre a lealdade de Jônatas a seu amigo Davi. O rei Saul, pai de Jônatas, decidiu matar Davi, mas Jônatas empenhou-se em defendê-lo. Intercedeu por ele perante seu pai, que em um momento de humildade prometeu não matar Davi. Mas logo voltou à mesma atitude ciumenta contra o aclamado herói de Israel. Isto só fortificou os laços de lealdade entre os dois amigos.

Quantas horas de preocupação e noites mal dormidas Jônatas não sofreu buscando meios para mudar a atitude de seu pai e garantir a segurança de Davi. Atraiu a raiva do pai, que sabia dos laços que uniam os dois. Jônatas vivia resolvido a garantir que Davi fosse rei de Israel; contudo não o alcançou, pois foi morto numa batalha. Mas seu alvo era entregar a nação a Davi, o ungido do Senhor para reinar.

A lealdade é importante: no casamento, no emprego, na profissão, na família, na igreja. O cristão precisa resolver permanecer fiel a Cristo. O caminho do Crucificado não admite hesitação: Ou estamos com ele ou contra. Não se nega que o discípulo possa vacilar, mas é um sinal de fraqueza, como aconteceu com os discípulos de Jesus, que não permaneceram perto dele quando precisava de apoio na hora da crucificação. Pedro chegou até a negar que o conhecesse. Discipulado requer lealdade.

Jesus disse: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a cruz e siga-me” (Mt 16.24). Viva para ele e você será feliz! – TL

Não é preciso ser um herói que nunca falha, mas é preciso permanecer com Jesus.

Fonte: Pão Diário – N. 13

Adquira os Livros da série “Pão Diário”

Deixe um comentário com seu perfil do Facebook

Deixe um comentário

[cc] creative commons

Licença Creative Commons A obra Comunidade Cristã Abrigo7 de Comunidade Cristã Abrigo7 foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada. Com base na obra disponível em abrigo7.com. Permissões adicionais ao âmbito desta licença podem estar disponíveis em http://abrigo7.com.

[ parceiros ]

ONG Nossa Patria

[ pesquisa ]